Av. João XXIII, 417 - Vila Formosa - São Paulo/SP
  • (11) 2024-9100

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Gestão no Varejo: Estratégias de negócios, localização e clientes

Quais fatores devem ser estudados pelos proprietários antes de instalarem uma empresa em um determinado ponto?

 

Quais fatores devem ser estudados pelos proprietários antes de instalarem uma empresa em um determinado ponto?


A localização é um dos itens estratégicos de relevância para qualquer negócio a ser desenvolvido e as bases a serem estudadas para a sua definição são essenciais a qualquer atividade. Dessa forma, a escolha por um determinado ponto comercial deve ser resultado de uma ampla pesquisa, incluindo fatores que ligam a região com a segmentação do mercado pretendido, a facilidade de se atingir o local, sua proximidade com outros centros que façam sinergia à atividade pretendida, a segurança oferecida pelo local e suas possibilidades de poder ofertar o conforto e praticidade para o bom desenvolvimento das atividades. Na média o esforço por uma boa localização deve levar em conta o melhor local que podemos ter versus a sua viabilidade de poder ser absorvido com receitas equivalentes ao que podemos ter como custos.


Como determinar o público alvo de um empreendimento?


Temos uma sociedade onde pessoas, pela busca da própria evolução e equilíbrio, vivem a procura de coisas que somem a sua qualidade de vida, ao conhecimento e a sua ligação com o bem estar. Dessa forma, nossa evolução significa compreender o porquê fazemos e se está bom o como estamos fazendo, e tudo isso para que formemos um ponto de equilíbrio de qualidade obtendo receitas entre o pagar e receber. Os públicos de forma geral necessitam de adições e o nosso sucesso depende da identificação do que podemos de fato fazer para atendê-los, já que em comum todos os consumidores buscam por algo que renove ou melhore sua própria condição pela satisfação física, mental e espiritual. Dessa forma é pela riqueza dos detalhes visando formas de se criar possibilidades gerais de servir todos os públicos possíveis, que devemos formar as estratégicas que irão definir quais desses estão mais aptos, pelo que temos a ofertar diante de aptidões, recursos e capacitação, para serem inicialmente atendidos e trabalhados.


Em quanto tempo um estudo estratégico deve proceder à abertura efetiva de uma empresa?


O tempo será relativo e muito ligado à experiência do próprio grupo que está desenvolvendo o negócio. Diria que todo esse projeto passa para a fase operacional, na medida em que os estudos obtidos ofertem segurança para que os desembolsos possam em partes serem amenizados com um plano claro e possível de previsões e realizações.


Como ele pode levantar informações de forma estratégica e com fidelidade à real situação sócio econômica da cidade ou bairro?


Todos os critérios para captação de informações estão ligados a arte de saber obtê-las em sua forma qualitativa e quantitativa. Esse trabalho como citado na própria pergunta, forma a riqueza estratégica para poder sinalizar a viabilização ou não de uma atividade. Quanto à riqueza das informações, elas dependerão de um levantamento detalhado do que já existe na própria região (via entidades ou outros meios alternativos) e principalmente das pesquisas feitas pelo próprio grupo envolvido no projeto, para que os dados a serem coletados possam ser os mais atualizados possíveis e bem próximos do publico alvo do projeto, visando dos questionamentos a serem elaborados às respostas chaves a serem estatisticamente decifradas.