Av. João XXIII, 417 - Vila Formosa - São Paulo/SP
  • (11) 2024-9100

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Trabalhador formal tem mais descontrole financeiro, revela pesquisa

O formal tem certa garantia, como seguro-desemprego, previdência social e fundo de garantia, então tem uma preocupação menor

O trabalhador formal possui menos controle financeiro do que o informal, revelou uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

“O formal tem certa garantia, como seguro-desemprego, previdência social e fundo de garantia, então tem uma preocupação menor”, explicou o diretor de Educação Financeira da entidade, Fábio Moraes.

A conclusão foi tirada de uma pesquisa qualitativa feita pela Febraban, realizada com 400 pessoas em 20 grupos de discussão, em 4 capitais brasileiras.

Jovens e sem filhos
De acordo com os dados, se considerada a população jovem e sem filhos, o controle financeiro é menor.

Ainda em relação aos jovens, se considerados aqueles que tiveram uma infância de privações, entraram cedo no mercado de trabalho e são responsáveis por uma parte importante do orçamento familiar, o controle financeiro é menor porque, para eles, o consumo é uma forma de inclusão social.

Para este público, Moraes explicou que o importante é abordar a educação financeira de uma forma que ressalte os benefícios de se poupar.

“Para eles, poupar só vale a pena se houver uma perspectiva de consumo futuro”, explicou Moraes, dizendo que a educação financeira não pode ser contra o consumo.