- (11) 2024-9100
Sincronia racional do livro “o príncipe” de nicolau maquiavel, estratégia de manipulação inteligente.
A gula de Capital e de Poder, tem identidade vinculante as estratégias manipuladoras contidas na interpretação do livro citado, pois qualquer fato ou mesmo qualquer semelhança é somente mera coincidência, ou viés interpretativo do leitor, e nos isentando de qualquer culpabilidade.
INTRODUÇÃO
O presente artigo visa, fazer um breve insight, diante dos fatos e acontecimentos que estamos vivendo, com adversidades, desafios e diversos outros problemas que hão de nos afetar.
No caso especifico do Brasil, além desses problemas temos o nossos próprios problemas domésticos, que nos afetam seriamente, e vivemos nessa MATRIX, usando “glass” com essa realidade virtual e digital que o sistema nos impõe, mesmo diante dos avanços da tecnologia e dos demais fatos depreciativos que nos afetam, o mais intrigante é que chamamos isso de VIDA.
Habitarmos um país RICO, ser um país continental, maior país da América Latina, com riquezas naturais e minerais, terras férteis cultiváveis, que produzem proteínas animais e vegetais, e as vendemos através de commodities, termos aquífero de água potável, possuirmos potencial energético com as águas dos rios, mar, sol e ventos, termos potencial pesqueiro da nossa costa oceânica, ter o pré sal no oceano que nos banha, inclusive na foz do rio amazonas, NÃO FOI SUFICIENTE para conter a gula de capital e de poder de uma minoria insignificante, inserida nos Poderes Constituídos, albergados por uma Constituição Federal que nos deve, DIREITOS mas exige nossa OBRIGAÇÃO, através de um pano de fundo chamado de CIDADANIA, que nos manipula através de um SISTEMA, que inibe a maioria de sair da Caverna de Platão, e identificada no livro O IDIOTA de Fiódor M. Dostoievsky, e ainda controlar e manipular qualquer ação que possa desequilibrar esse sistema, diante da posição de escravo que vivenciamos.
Só esquecem que o quantitativo contingencial tende a explodir essa bolha, podendo ocasionar disfunção e ruptura brusca do atual SISTEMA, através do entendimento do livro O PRÍNCIPE, do LIVRO VERMELHO de Mai Tsé Tung, do entendimento dos BOLCHEVIQUES e dos ensinamentos de Mayacovsky.
Nesse breve e simples escritos, vamos abordar somente algumas interpretações do livro O PRINCIPE de Nicolau Maquiavel.
LIVRO “O PRÍNCIPE”
Sabemos que muitos leitores, não tem tempo ou não consegue ter a interpretação, em caso de leitura do livro indicado, daí buscamos fazer uma síntese interpretativa para que possam fazer suas conjecturações
Ressaltamos que essa interpretação é unívoca, e não tem a mínima intenção de produzir ações torpes que possa afetar o atual SISTEMA, daí buscamos somente obter um entendimento mais eclético diante dos fatos que podem nos afetar, ficando o leitor “free” para adotar suas interpretações.
Ratificamos que os temas citados estão inseridos no livro em questão, e qualquer que seja a interpretação é mera coincidência.
“A soberania se conquista através da astúcia e da traição. Conserva-se através da mentira e do homicídio. Perde-se pela lealdade e pela compaixão.”
Na época em que ele assim escreveu, era tempo de conquistas e de guerras, onde ele assim se expressou, demonstrando seu pensamento individual afetado pela inteligência emocional que talvez o tenha dominado, naquela ocasião.
Sabemos que a SOBERANIA, conquista-se através de uma Constituição Federal, alicerçada por uma República Federativa, com viés Democrático, e uma pitada acalourada de um SISTEMA HIBRIDO, e isso parece perturbador para as elites e minoria dominantes, que não desejam partilhar seus ganhos com os demais, daí podemos entender que o SISTEMA SOCIA, que LISTA diversos fatos sociais com igualdade, tenha o repúdio dessa minoria dominante.
No livro citado, encontramos três estratégias de manipulação inteligentes, que PODEM SER utilizada por diversos Governos, para manter a Ordem Social, em que todos tenha a liberdade de expressão, devidamente observada, com uma vigilância ostensiva para identificar futuros perturbadores da Lei e da Ordem, visando conceder ao cidadão maior proteção social e satisfação de pertencer a essa Nação.
- “Quando fizer uma coisa boa, faça devagar, mas quando fizer uma coisa ruim, faça rápido.”
- “Adequação ao público, para encobrir coisas ruins, seja (pareça), ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso.”
- “Cortina de fumaça, oculte suas intenções”
A palavra VIRTÚ, inserida no livro se refere a capacidade de Governo em buscar obter melhor controle sobre suas ações, diante das consequências que possam derivar ações dos representados.
A maioria de certas ações, de determinados Governos, acontecem na calada da noite, pois aos anoitecer todos os gatos são pardos, e muitos esquecem o significado da palavra REPRESENTAÇÃO e pensa somente no seu umbigo, que graças a DEUS, não é o nosso caso.
CONCLUSÃO
Em artigos anteriores, tivemos a audácia de pesquisar sobre diversas constituições, para que possamos estabelecer uma sincronia de ação inequívoca diante da realidade presente.
Observamos que a Constituição Federal do Brasil, China, Rússia, e Arábia, só essa última tem uma pequena diferença, pois insere a SHARIA, mas em regra geral todas são relativamente similares, considerando suas particularidades.
Todas falam sobre REPRESENTAÇÃO, DIREITOS FUNDAMENTAIS E INDIVIDUAIS inclusive os DIREITOS SOCIAIS, o que nos direciona a entender que o problema maior está nas PESSOAS quando eleitas.
Observem que antes de sua eleição, todos sabem perfeitamente os problemas sociais, mas quando eleitos, parecem que os esquecem completamente, pois o SISTEMA, parece que lhes afetam.
Estamos cientes daqueles que não compactuam com os escritos, pois tem interpretações díspares, haja vista a sua limitação, mas entendemos perfeitamente essa posição.
Pedimos desculpas aqueles que não concordam com os fatos aqui levantados, e temos a liberdade de expressão, que devemos melhorar todo o tempo, já que precisamos de uma educação com qualidade, que estamos buscando.