- (11) 2024-9100
Administradoras de condomínios com indicadores e metas têm melhores resultados financeiros, aponta estudo organizado pela Superlógica
Margem EBITDA é 57% maior entre as empresas do setor que definem parâmetros para acompanhar desempenho. A análise foi encomendada pela Superlógica, que busca apoiar ainda mais seus clientes em processo de amadurecimento do mercado
Estudo inédito organizado pela Superlógica, e realizado pela Falconi Consultores, aponta que, quanto mais intenso o acompanhamento de indicadores, melhor o resultado financeiro das administradoras de condomínio. O objetivo do trabalho foi identificar o grau de maturidade na gestão dessas métricas de mercado.
O levantamento mostra que essas empresas têm muito a evoluir, já que, embora 54% das entrevistadas estabelecem um planejamento orçamentário, a maioria não faz os desdobramentos necessários. Segundo a análise, apenas 46% definem indicadores, 42% têm metas atreladas e somente 35% conseguem manter rituais de governança. Sem esses indicadores, os gestores não têm uma visão clara da situação e enfrentam maior dificuldade de traçar estratégias de crescimento.
Com o projeto, a Superlógica quer apoiar ainda mais seus parceiros para um crescimento sustentável. “Somos parceiros das administradoras e temos como missão fortalecer esse segmento. A partir desses resultados, conseguimos sugerir ações para ajudá-las neste processo de desenvolvimento, colaborando com o setor como um todo”, explica Talita Zampieri, CMO do Grupo Superlógica.
Ao analisar os dados, foi constatado que as empresas participantes que determinaram parâmetros claros para acompanhar a evolução da performance conseguiram uma margem EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, amortização e depreciação) 57% maior. Estabelecer ritos de governança também mostrou impacto positivo na lucratividade. O estudo revela que instituir atividades como reuniões periódicas de acompanhamento, definição de responsáveis por cada etapa, entre outras, elevam, em média, em 41% a margem EBITDA.
O estudo foi realizado em 2023 e analisou os dados financeiros de todo o ano e contou com administradoras de pequeno, médio e grande porte de cidades do interior e das capitais brasileiras de todas as regiões, para garantir uma ampla visão do setor no país.
A primeira edição do projeto foi realizada como uma versão piloto e com todas as medidas de segurança necessárias. Após a etapa de coleta e organização, os dados foram disponibilizados para os participantes por meio de um portal da consultoria Falconi. O objetivo é que as administradoras possam obter insights e aprimorar sua gestão.
Sobre a Superlógica
A Superlógica, que detém 50% do mercado endereçável, oferece soluções tecnológicas e financeiras para administradoras de condomínios e imobiliárias, com um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A companhia estima ter transacionado cerca de R$ 35 bilhões em 2023 e possui mais de mil funcionários. Ao longo de mais de 20 anos de atuação, a empresa já realizou uma série de aquisições e recebeu R$ 450 milhões em aportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi feito pelo Warburg Pincus, fundo norte-americano de private equity.