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Como empreendedores estão inserindo a IA no mercado fitness
O segmento fitness evolui cada dia mais com a constante busca por saúde e bem-estar; entenda como a tecnologia pode impulsionar os resultados do setor
As pessoas estão cada vez mais motivadas a melhorar seus estilos de vida, adotar uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, a fim de manter a saúde do corpo e da mente.
A tecnologia tem sido uma importante aliada no dia a dia, mas, além de desempenhar um papel primordial nas rotinas, ela também pode impulsionar a prática de atividades físicas, por meio de uma série de aparelhos e soluções como a Inteligência Artificial.
A IA está revolucionando a área da saúde, e, de acordo com um levantamento da Research N Reports, o mercado global de tecnologia fitness tende a ampliar seu valor agregado e crescer em US$ 62,1 bilhões até 2025 – em 2019, ele foi avaliado em US$ 17,9 bilhões.
No Brasil, esse mercado movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano em aproximadamente 32 mil estabelecimentos, segundo uma pesquisa da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), realizada em 2022.
Esse potencial tem sido amplamente aproveitado por empreendedores que enxergam o mercado como alternativa rentável e sustentável em longo prazo.
Acompanhe a leitura e entenda como funciona a aplicabilidade da Inteligência Artificial no segmento fitness e de que forma ela pode contribuir para a otimização da prática de exercícios físicos!
A IA no mercado fitness
Devido ao aprendizado de máquina (machine learning) e aos avanços da Inteligência Artificial, as ferramentas estão assimilando e incorporando os hábitos e estilos de vida dos indivíduos com maior profundidade e assertividade.
O uso de smartphones e smartwatches, aplicativos de desempenho esportivo, fones de ouvido sem fio e outra série de aparelhos eletrônicos realizam a coleta de dados como frequência cardíaca, oxigenação sanguínea, metabolismo, gasto calórico, ciclo menstrual e demais comportamentos de saúde.
Além disso, esses dispositivos também detectam padrões de exercícios e podem ser conectados aos equipamentos de uma academia para mensurar o condicionamento físico da pessoa.
Esse tipo de aplicativo chamado de wearables fitness – que, em tradução livre, significa “tecnologia que pode ser vestida” ou “vestível” – é baseado em Inteligência Artificial e impulsiona o usuário a atingir metas de atividades diárias, registra o rendimento e a performance individual, o tempo dedicado ao exercício e muito mais.
Todos esses dados são coletados, filtrados e interpretados por algoritmos, a fim de personalizar a experiência do usuário e ajudar os profissionais de educação física a tomar decisões mais assertivas, como na montagem dos treinos, nas recomendações nutricionais e muito mais.
Como a Inteligência Artificial pode auxiliar os empreendedores do segmento
O uso da IA é muito amplo e tem beneficiado diversas áreas do varejo nacional e global. Um dos exemplos é a condução de campanhas de marketing e divulgação mais direcionadas e eficientes.
Os insights gerados pelas plataformas também melhoram a capacitação dos profissionais, que poderão ter acesso a uma análise mais detalhada da performance individual dos usuários.
Já para os empreendedores varejistas, essas informações podem ser úteis para detectar os padrões de consumo dos clientes e suas reais necessidades.
Com isso, eles poderão entender os melhores produtos para oferecer em termos de equipamentos, vestimentas, suplementação – como o ZMA ou a creatina –, calçados, entre outros itens.