Av. João XXIII, 417 - Vila Formosa - São Paulo/SP
  • (11) 2024-9100

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Sessão solene na Alesp homenageia os profissionais da Contabilidade

Presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, contou histórias reais marcadas pela atuação da classe contábil

Autor: Caroline VeigaFonte: A Autora

O Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado no último dia 25 de abril, foi mais uma vez celebrado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante a sessão solene realizada na noite dessa segunda-feira (08). A proposição da homenagem foi de autoria do deputado estadual Itamar Borges (MDB-SP).

“Justa e merecida homenagem a essa classe tão importante para a nossa população. A classe contábil tem sido protagonista de políticas públicas e de medidas para melhorar o ambiente empreendedor paulista. O conhecimento e a sabedoria dos profissionais da contabilidade sempre serão de grande importância para apoiar os debates da Reforma Tributária. Parabéns, profissionais da contabilidade! Parabéns, entidades contábeis”, abriu a sessão, o parlamentar.

Em seu discurso na tribuna do plenário, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas Júnior, contou histórias reais que têm algo em comum em seu enredo: a atuação do profissional da contabilidade na missão de fortalecer empresas e transformar vidas.

“Porque todo dia, meus caros amigos, vocês podem contar com o profissional da contabilidade. Contar para gerar dados e informações credíveis, para transformar a economia, para auxiliar na saúde financeira dos empreendimentos, na transparência pública e na manutenção do terceiro setor. Todo dia, é possível contar com a nossa essencialidade, pois ela se faz presente em todos os momentos da vida dos brasileiros.”

Segundo o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Coelho, o Brasil tem atualmente mais 500 mil profissionais da contabilidade e 83 empresas deste segmento. Ele destacou que a classe é estratégica para o desenvolvimento do país.

“Nós buscamos as melhorias para o ambiente de negócios, para a Reforma Tributária, a Reforma Administrativa, para melhorarmos o crescimento das empresas, melhorarmos a economia.”

O evento recebeu lideranças da contabilidade de diversos países, que estão em São Paulo para participarem 11ª Conferência Regional CReCER de Transparência e Responsabilidade pelo Crescimento Econômico Regional, evento internacional que ocorre nesta terça (09) e quarta-feira (10) na capital paulista e discute as melhores práticas globais em relatórios e auditorias contábeis, fiscais e financeiras.

“Essa solenidade é um coroamento. Nós nos sentimentos honrados e prestigiados de trazer nossos convidados para assistirem ao prestígio da classe contábil brasileira, reconhecida por essa assembleia legislativa”, destacou a presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), Maria Clara Cavalcante Bugarim.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos mais de 150 mil profissionais da contabilidade com o registro ativo no estado.

“Eles atuam diariamente pela conformidade, ética, transparência. Por meio desses espaços conquistados e das pautas relevantes, que envolvem o crescimento do nosso estado e do país, a Reforma Tributária, a inclusão do Brasil na OCDE. A nossa formação e o nosso conhecimento técnico nos torna o principal agente de transformação e da melhoria do ambiente de negócios e investimentos.”

Presente na solenidade, o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) da 5ª região, Marco Antonio de Fabbri, relembrou que o Dia do Profissional da Contabilidade foi criado em 1926 pelo senador João Lira Tavares e agradeceu em nome da categoria a homenagem recebida da Alesp.

“Simboliza o reconhecimento da sociedade pelo relevante papel realizado por este profissional em suas diversas funções e atividades: contador, auditor, perito, professor, entre outras.”

Medalha Annibal de Freitas

A vereadora da capital paulista, chamada carinhosamente como “a vereadora da contabilidade”, Edir Sales, e o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna foram homenageados com a Medalha Annibal de Freitas. Trata-se da diplomação de pessoas físicas que tenham prestado relevantes serviços à classe contábil e à sociedade.

Também estiveram presentes na solenidade os presidentes dos conselhos regionais de contabilidade de todos os estados da federação e outras autoridades locais de São Paulo.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Mais informações: cfc@apexagencia.com.br