- (11) 2024-9100
Desafios para 2013, se ainda Existir
“A globalização, o sistema, as alterações contábeis e as inovações tecnológicas tributárias, exigem posturas profissionais condizentes ou seus resultados poderão inviabilizar o seu empreendimento.” (o autor)
“A globalização, o sistema, as alterações contábeis e as inovações tecnológicas tributárias, exigem posturas profissionais condizentes ou seus resultados poderão inviabilizar o seu empreendimento.” (o autor)
O cenário econômico futuro nos faz refletir os acontecimentos dos anos anteriores, pois a base do futuro representa a realização do passado e seu embasamento.
Após efetuarmos um DIAGNÓSTICO da empresa e de sua profissão, procedermos a uma análise SWOT, PDCA, PPPP, WWWWH, e identificarmos os pontos fracos e fortes, havemos de executarmos as melhorias que deverão ser implementadas no novo PLANEJAMENTO.
É obvio que somente com uma educação globalizada derivada de sua capacitação e qualificação é podemos entender que as empresa e sua profissão hão de ter um futuro promissor.
Para que possamos proceder tais melhorias se faz necessária a elaboração de um Check List, equacionado em algumas etapas a seguir:
1) Na pessoa do GESTOR:
a) O gestor tem uma educação globalizada que possa entender as necessidades de uma globalização?
b) O gestor entende que o cenário econômico, financeiro e tributário exige transparência e controle interno?
c) O gestor tem conhecimento dos avanços que derivam das alterações significativas do mercado e principalmente de sua contabilidade?
d) O gestor tem confiança em sua contabilidade?
e) O gestor utiliza um planejamento empresarial para o seu processo decisório?
f) Tem perfeita noção dos investimentos que deve proceder?
g) Conhece as qualidades necessárias que deve possuir um Contador?
h) Tem recebido informações positivas do seu Contador?
i) Sua empresa tem ações para atender os desafios dos eventos esportivos que se avizinham?
j) As variáveis decorrentes de sua gestão tem afinidades com as dificuldades existentes (segurança, concorrência, mercado)?
2) Na pessoa do CONTADOR:
a) O contador está qualificado e capacitado diante nas alterações contábeis e tributárias?
b) Tem amplo conhecimento do CPC e dos sistemas tecnológicos tributários?
c) O contador tem acompanhado essas alterações através de Cursos ou similares?
d) O contador tem demonstrado que agrega valor a gestão empresarial ou só utiliza pirotecnia de marketing pessoal?
e) Diante das notificações eletrônicas quais as suas ações suplementares?
f) O contador realiza ás demonstrações com base num planejamento?
g) O contador relata os RISCOS que sua empresa pode sofrer?
h) Tem administração refletida na contabilidade de seus processos em andamento?
i) Enumere quais as sugestões do seu Contador, que foram objeto de adendo a sua gestão?
Caso o seu CONTADOR não entenda as siglas das análises referidas no segundo parágrafo, solicite a mesmo que retorne a academia e faça um curso de atualização, caso contrário ele porá em RISCO sua gestão e poderá ser responsabilizado por quaisquer danos derivados de sua pífia qualificação.
Caso sua inépcia, negligência ou imperícia, nebular o seu raciocínio racional e lógico na interpretação do artigo, ambos estão sob RISCO iminente.
Caso não entenda as observações elencadas no presente artigo, não se preocupe, pois o sistema também se alimenta de informações estatísticas que não se positivaram, para melhorias futuras.
O presente artigo visa somente, alertar empresas, gestores, empreendedores, executivos, investidores, contadores e demais profissionais envolvidos na gestão empresarial, do futuro que os espera caso não tenham uma base sólida na sua formação.
Na oportunidade conclamo a leitura dos meus ARTIGOS e LIVROS publicados que foram elaborados para ajudar em seu futuro promissor, caso não os leia não se preocupe, pois o sistema também se alimenta dos incautos.